quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Reeducação para a vida!

Hoje fiquei pensando sobre todos as nuances do processo de emagrecimento. Li uma frase no último post da Dani que me chamou a atenção:


"Todo mundo aqui sabe que fazer dieta, ou R.A. ou qualquer coisa que seja.., é muito difícil, você passa o dia se concentrando no que vai comer, nas calorias, nos pontos, nos numeros, nos exercícios, nos copos de água que tem que tomar...etc, etc, etc....."


Especialmente a palavra CONCENTRAÇÃO é a chave de tudo isso! Não que possamos parar as outras áreas da nossa vida, mas é necessário nos concentrarmos com seriedade no processo... traçar as melhores estratégias, rever os planos, aprender com os erros e saber ser "fria e calculista" em relação ao seu jogo! Isso mesmo, é uma espécie de jogo de xadrez... Qualquer movimento reflete na sua próxima escolha e nos seus resultados...

Exagerei aqui, compenso dali... Retenção de líquido eu combato dessa forma... Sexta tem uma festa, me programo desde hoje... Essa semana emagreci demais, talvez semana que vem precise caprichar ainda mais... e por aí vai...

Nós conhecemos muito bem tudo isso! E só tem sucesso quem sabe administrar diariamente todas as variáveis e traçar uma boa estratégia.

Outra ficha que me caiu ontem... A gente fala muito em reeducação alimentar, mas a questão é muito maior que isso. É uma reeducação de vida, de hábitos, da lógica da nossa cabeça... Acho que a cada dia eu tenho quebrado mais um pensamento errado que me levava a ações sabotadoras do meu emagrecimento.



Exemplo: Ontem fui caminhar na praia e no fim, passei na barraca de pastéis que sempre comia pra levar dois para casa. Não pra mim, obviamente! E realmente estava super disposta a passar ilesa por eles! Enquanto esperava a moça fritar e embalar para viagem, a dona da barraca (que conheço há muitos anos) disse "Querida, acabei de fritar esse mini-pastel de palmito... tá quentinho e é cortesia para enquanto vc espera seu pedido"


Minha reação: com muito peso na consciência, não soube dizer não à gentileza e acabei comendo o pastel ali mesmo. O tipo de pensamento errado, né... A moça não iria ficar tão ofendida se eu dissesse que não estava com fome ou algo do tipo. É normal as pessoas recusarem comida! Os gordos e compulsivos é que sempre tem um estômago feliz esperando por qualquer tipo de alimento a qualquer hora!


Poderia ter saído de lá arrasada, me sentido uma idiota... Mas ao invés disso, encarei como a minha lição do dia! Já sei que da próxima vez, não caio nessa. Foi mais um passo no meu processo de reeducação. Em compensação, não jantei e fui dormir bem levinha apesar do pastel.



Com esse tipo de experiência, cheguei à conclusão de que precisamos mesmo passar por todas as provações da vida cotidiana e saber adequá-las. Tenho encarado a alimentação como um planejamento... uma questão de escolhas diárias e com conseqüências imediatas.



Não levo mais qualquer coisa à boca sem pensar no que aquilo vai significar para a minha vida. É como controle de gastos. Se eu comprar isso, depois não poderei comprar aquilo ou poupar para algo maior. Se comi um pastel, perdi o direito de jantar meu arroz com feijão, carne e couve... Foi uma escolha! Somente isso!


Bom, ainda tenho mais reflexões, mas deixarei para a próxima! Desculpem pelo texto enorme de desabafo!



5 comentários:

  1. Oi TÍCIA!! REALMENTE TUDO DEPENDE DE NOSSAS ESCOLHAS, SE FIZERMOS ESCOLHAS ERRADAS, VAMOS COLHER O RESULTADOS DE NOSSAS ESCOLHAS. SE ESCOLHEMOS ESTAR MAGRAS, TEMO QUE ESCOLHER CAMINHOS QUE NOS LEVE A ISSO..ENTÃO É PRA FRENTE É QUE ANDA..
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo! Precisamos PENSAR antes de deixar com que o estômago fale mais alto, mas é difícil. Que bom que você conseguiu refletir dessa maneira... Beijoo

    ResponderExcluir
  3. tícia, tem um selinho promocional pra vc lá no meu blog, dá uma passadinha lá!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá querida!

    Sua postagem foi um alerta para mim: realmente é normal as pessoas rejeitarem comida...para nós é que é anormal. É preciso ter consciência disto!

    te desejo uma semana excelente!

    bjim!

    ResponderExcluir