sábado, 3 de outubro de 2009

Vamos nos permitir!

Ai meninas, não sei se eu já cheguei a uma conclusão sobre restrições alimentares... eu tenho várias teorias que fazem sentido na minha cabeça alternadamente.

Teoria 1 - Alimente-se para viver!
Essa teoria defende que precisamos nos conformar que a comida não deve ser encarada como um prazer e sim como uma necessidade fisiológica. Não é uma questão de estar de dieta ou em R.A., simplesmente você como o que sabe que deve comer, na hora que deve comer sem sofrer por isso.

Seguindo essa linha, devemos educar nosso cérebro a não idealizar nenhum tipo de alimento e não se deixar influenciar pelo bombardeio de propagandas pró-gula. Resumindo, precisamos pensar como alguém que não gosta álcool. Por mais que você veja todos os seus amigos aproveitando bebidas e assista filmes em que todos bebem e são felizes, aquele hábito não te atrai nem um pouco. O glamour daquilo não te afeta.



Pontos positivos: se você se conscientiza que não gosta de comer, não se importa em não poder comer. É uma mudança de valores, que em algum grau, todas nós precisamos.

Pontos negativos: é um estilo de vida difícil de ser assimilado e não deve ser confundido de forma alguma com tendências a anorexia. Não pode ser interpretada como medo da comida, e sim com uma desvalorização do ato de comer.

Teoria 2 - Aprenda a comer o que você gosta!
Já essa teoria acredita que a vida é muito curta para recusar prazeres. Por que não saborear uma dose diária de chocolate se é o que te faz feliz? Desde que você saiba administrar seu metabolismo, suas trocas e suas cotas, coma de tudo, satisfaça seus desejos. É um pouco do que acontece com pessoas naturalmente magras que sequer compreenderiam um grupo social em torno de blogs sobre dietas.

Sabe aquelas amigas magras que comem absurdamente e estão sempre iguais? Uma delas me disse uma vez, com muita convicção, que o problema é o jeito com que nós encaramos a comida. Ela não tem medo nenhum de comer, come sem culpa, até permite-se orgias. Seu organismo funciona na mais perfeita ordem: se entra coisa de mais, o excesso é naturalmente eliminado.


Pontos positivos: é uma forma sustentável e saudável de viver a vida. Mais uma vez, desde que sejam respeitados certos limites, nossa vida será sempre plena em todos os sentidos.

Pontos negativos: como descobrir o segredo para viver moderadamente? será que algum dia, ex-gordinhos conseguirão comer de tudo sem cair novamente em compulsão? seria o mesmo que propor a um alcoolatra que tomasse uma taça de vinho todas as noites?


Bom, desculpem se meus pensamentos podem parecer radicais. Obviamente existe um meio termo. Eu realmente acredito na reeducação alimentar. Só não descobri ainda o meu equilíbrio. Estava muito feliz vivendo minha dieta de South Beach sem doces. Acho que a partir de um certo tempo de abstinência, a gente até perde a vontade de comer chocolate por exemplo. Eu via as coisas em casa, chegava a fazer compras gordas pra casa e simplesmente sabia que aqueles itens não faziam parte da minha vida. Com pouco sofrimento.

Até que eu comecei a fazer pequenas concessões. Um pedacinho de chocolate hoje, uma fatia de bolo no dia seguinte, uma colherzinha de nutella no outro. O pensamento era o mais inocente possível. Não estava disposta a jacar ou nada parecido. Era apenas uma tentativa de viver uma vida normal. Ser uma pessoa que pode comer um pedacinho de doce eventualmente e não correr para a balança pra ver se engordou.

Conclusão de tudo isso? Eu acho que estou me permitindo demais. Então eu pergunto a vocês: como saber até onde podemos ir? Como saber o que é normal e o que é deslize na dieta?

E eu? continuo testando minhas teorias e continuo agarrada entre 82 e 83... Beijos!

4 comentários:

  1. OI MEU AMORE!!!Muito difícil falar de teorias...cada um tem um organismo diferente...por exemplo, tinha uma amiga da minha altura que pesava 59kg e comia feito um leão, tomava remédio pra engordar e não conseguia...e eu comia pouco, nunca gostei de doce...muito menos chocolate e engordava demais as vezes ficava tão inchada (nem te mostro minha foto), e daí numa brincadeira marcamos Nutri juntas e fomos...Ela estva com hipertireoidismo e eu hipo! Então cada caso é um caso...e pra cada um existe uma explicação...Não acredito que haja teorias e sim opção de vida! E eu optei pela RA !
    Eu acredito nela e vou até ofim...
    Espero ter dado a minha opnião e que tenha gostado!
    Vá até o fim amiga!
    bjo*

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia,vi que temos coisas em comum,estamos começando um blog agora,por isso te convido pra dar uma passadinha no meu tbém.Mais falando sobre alimentação:eu penso o seguinte,se estamos acima do peso se não for por causa da tireoide é por causa da comida mesmo!! Então teremos que mudar a nossa alimentação sim,aprender a comer legal e saudável..não adianta.no começo eu creio que devemos ser bem restritas na alimentação pra turbinar a dieta e depois ir aumentando um pouco,pois não vamos passar o resto da vida comendo tão pouquinho,comer de 3 em 3 horas,enfim uma R.A. mesmo e o fundamental é colocar o corpo pra mecher,perder calorias mesmo...
    Pois é isso que eu penso letícia..
    Li o seu Blog e gostei...
    beijos..

    ResponderExcluir
  3. Olá Le!!
    Vim conhecer seu cantinho pra dividirmos as nossas dúvidas e entendemos o porque de tudo.

    Eu aprendi nestes últimos tempos que tudo demasiadamente nos faz mal, e era como eu tratava a comida, não sabia comer 3 quadradinhos de doce, e sim duas barras inteiras, e isso me levou a momentos de não querer mais a se olhar no espelho, e daí que caiu a ficha, eu nunca tinha sido assim, e não era agora que deveria me aceitar assim, e deste abril deste ano emagreci 12 quilos com força e determinação, ainda não cheguei na minha meta, mas isso não será impossível, pois a onde cheguei já é uma grande vitória, e é isso que desejo pra você, alcançar a sua vitória, o seu objetivo.

    Acho que não devemos olhar o que os outros são, ou como eles agem, e sim o que queremos para nós. Esqueça dos outros, e enfatize VOCÊ.

    Te desejo um ótimo domingo e até mais.

    Bjokas:)

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!

    Bom,penso o seguinte: sou comedora compulsiva.Não adianta dizer que vou me tornar indiferente à comida pq não vou,portanto a primeira tese não vale para mim.

    Quanto a comer de tudo e sem drama pq o organismo vai eliminar os excessos eu digo: aiai "se sesse"...meu metabolismo não funciona assim. Se eu como ele estoca.

    Um meio termo, um equilíbrio de comer uma porçaozinha de doce ou algo fora da dieta é possível...mas os resultados na balança ficam lentos.

    Eu faço o seguinte: me distancio dos doces e das comidas calóricas todos os dias. E como barrinhas de cereais com chocolate, refri zero, enfim os lights da vida, tudo no limite de calorias. Quando eu emagrecer, manterei a reeducação, mas aí sim, poderei me dar ao luxo de incluir na alimentação uma pequana dose diária de prazer.

    Na verdade, Letícia, eu não sei o segredo...sei apenas o que funciona para mim, e olhe lá.

    Vivo em meio a tropeços...mas um dia chego lá!

    Desejpoa vc uma semana excelente!

    Bjo!

    ResponderExcluir