quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O grande presente

Amigas, muito obrigada por todas as visitinhas apesar da minha ausência. Estive fraca por um tempo... Perdi a motivação e me distanciei do meu caminho. Hoje comecei a chorar no banho quando me bateu um pensamento "O que é que eu estou fazendo com a minha vida?"

Na verdade, muitas outras áreas dela estão uma bagunça... Mas certas coisas, ou a maioria delas, não está sob meu controle. Então acabei percebendo que quando tudo está dando errado, é a hora de fazermos alguma delas dar certo.


Ainda não conheço minha alma gêmea.

Não tive filhos.

Não escolhi uma profissão que mereça meu orgulho diário.
Não tenho condições para oferecer conforto financeiro à minha família.

Não posso evitar os desastres naturais.

Minha voz não é ouvida pelos líderes que controlam o mundo.

Não alcanço o coração de todos aqueles que fazem mal a seus semelhantes.

Não posso exigir com que todos me amem.

Não sou capaz de controlar a passagem do tempo.

Não sei se conhecerei todas as belezas da Terra.

Nem imagino o que há em outros planetas.

Sou apenas um impotente grão de areia em meio a uma infinidade de incertezas.

Nada nesse mundo me pertence.

Bens, pessoas, lugares, circunstâncias, sentimentos...

Nada disso viverá por minha vontade ou sumirá por minha morte.


Porém, recebi da natureza um presente...

Algo que existe sob meu absoluto controle.

A ele, estarei presa por toda a existência na forma em que conheço.

Por meio dele, materializo minha conexão com o universo

Com ele, serei capaz de atingir todo meu potencial.


Se não ouço a voz de Deus em resposta às minhas orações,

só há uma forma para que ele saiba o quanto sou grata.

Amando, respeitando e cuidando a cada segundo do presente que me foi concedido:


Meu corpo.


Decidi que a partir de agora vou honrar meu bem mais precioso. Em todos os sentidos. Isso vai muito além de querer ser magra. É um compromisso, uma obrigação... Não podemos aceitar nada menos do que o melhor em todos os momentos. Para nossos órgãos, nossa pele, nossos músculos, nosso cérebro...

Enfim, acho que esse é um bom propósito para a vida carnal: cultivar o templo em que mora nossa existência por todo tempo que ela durar!

A escolha é nossa. Se temos vergonha em exibir nosso único bem absoluto, alguma coisa está seriamente equivocada em nossas atitudes. Tenhamos orgulho do nosso corpo para que todos aqueles que nos enxerguem percebam de cara como somos vitoriosas, felizes e no controle de nossas vidas.

Bom final de semana, meninas


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Reeducação para a vida!

Hoje fiquei pensando sobre todos as nuances do processo de emagrecimento. Li uma frase no último post da Dani que me chamou a atenção:


"Todo mundo aqui sabe que fazer dieta, ou R.A. ou qualquer coisa que seja.., é muito difícil, você passa o dia se concentrando no que vai comer, nas calorias, nos pontos, nos numeros, nos exercícios, nos copos de água que tem que tomar...etc, etc, etc....."


Especialmente a palavra CONCENTRAÇÃO é a chave de tudo isso! Não que possamos parar as outras áreas da nossa vida, mas é necessário nos concentrarmos com seriedade no processo... traçar as melhores estratégias, rever os planos, aprender com os erros e saber ser "fria e calculista" em relação ao seu jogo! Isso mesmo, é uma espécie de jogo de xadrez... Qualquer movimento reflete na sua próxima escolha e nos seus resultados...

Exagerei aqui, compenso dali... Retenção de líquido eu combato dessa forma... Sexta tem uma festa, me programo desde hoje... Essa semana emagreci demais, talvez semana que vem precise caprichar ainda mais... e por aí vai...

Nós conhecemos muito bem tudo isso! E só tem sucesso quem sabe administrar diariamente todas as variáveis e traçar uma boa estratégia.

Outra ficha que me caiu ontem... A gente fala muito em reeducação alimentar, mas a questão é muito maior que isso. É uma reeducação de vida, de hábitos, da lógica da nossa cabeça... Acho que a cada dia eu tenho quebrado mais um pensamento errado que me levava a ações sabotadoras do meu emagrecimento.



Exemplo: Ontem fui caminhar na praia e no fim, passei na barraca de pastéis que sempre comia pra levar dois para casa. Não pra mim, obviamente! E realmente estava super disposta a passar ilesa por eles! Enquanto esperava a moça fritar e embalar para viagem, a dona da barraca (que conheço há muitos anos) disse "Querida, acabei de fritar esse mini-pastel de palmito... tá quentinho e é cortesia para enquanto vc espera seu pedido"


Minha reação: com muito peso na consciência, não soube dizer não à gentileza e acabei comendo o pastel ali mesmo. O tipo de pensamento errado, né... A moça não iria ficar tão ofendida se eu dissesse que não estava com fome ou algo do tipo. É normal as pessoas recusarem comida! Os gordos e compulsivos é que sempre tem um estômago feliz esperando por qualquer tipo de alimento a qualquer hora!


Poderia ter saído de lá arrasada, me sentido uma idiota... Mas ao invés disso, encarei como a minha lição do dia! Já sei que da próxima vez, não caio nessa. Foi mais um passo no meu processo de reeducação. Em compensação, não jantei e fui dormir bem levinha apesar do pastel.



Com esse tipo de experiência, cheguei à conclusão de que precisamos mesmo passar por todas as provações da vida cotidiana e saber adequá-las. Tenho encarado a alimentação como um planejamento... uma questão de escolhas diárias e com conseqüências imediatas.



Não levo mais qualquer coisa à boca sem pensar no que aquilo vai significar para a minha vida. É como controle de gastos. Se eu comprar isso, depois não poderei comprar aquilo ou poupar para algo maior. Se comi um pastel, perdi o direito de jantar meu arroz com feijão, carne e couve... Foi uma escolha! Somente isso!


Bom, ainda tenho mais reflexões, mas deixarei para a próxima! Desculpem pelo texto enorme de desabafo!



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Metade do caminho!

Pois é... olhar pra reguinha e ver que faltam 17kgs para atingir a meta é desanimador, não é mesmo?

DE JEITO NENHUM!!!!



Exatamente ao lado desse número também está escrito:

17kgs ELIMINADOS!!!

Cheguei exatamente na metade do caminho!! Não que agora seja exatamente mais fácil ou mais rápido... Mas definitivamente é super possível!!

Agora tenho maturidade para entender que eu já conheço os desafios da jornada, sei das minhas fraquezas e estou fortalecida para seguir em frente!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Se ficou fácil, é hora de aumentar a carga!

Quem passa sempre por aqui, sabe o quanto eu sou defensora do estilo South Beach de R.A: menos carboidratos, nível de insulina controlado, açúcar vira gordura etc e tal...

Além de ser mais fácil pra mim, sempre deu certo! Ou pelo menos dava... Ou pelo menos dava quando eu levava mais a sério!

Em termos resumidos, funciona assim: se vc esquecer os carboidratos, que tem um alto índice glicêmico e elevam a produção de insulina, seu apetite fica controlado e o corpo busca a energia nos seus estoques de gordura, pois estará sem açúcar para fornecer a combustível imediato.

Eu sempre achei que fazia todo o sentido, e era uma regra fácil de ser seguida. Coma de tudo, desde que não seja pão, massa, arroz, batata ou doces!

Mas tenho percebido que o meu corpo meio que se acostumou com essa rotina alimentar... South Beach sempre foi assim comigo... funcionava maravilhosamente bem, desde que eu estivesse sem segui-la há muito tempo... Aí o corpo levava um susto com o corte de carbos e reagia emagrecendo bastante.

Tem outro problema também... como já estou em R.A. faz um tempinho, não tenho sido muito rigorosa. Se tenho vontade de comer um chocolate, até como um pedacinho e depois controlo no resto. Bem "fazendo a magra em manutenção" hahahaha

Só que, mais uma vez eu digo: ainda não é a hora! Não posso me dar ao luxo de ser moderada na R.A.! Pra conseguir chegar no corpão que eu quero, preciso ser radical por mais um tempo!

Se ficou fácil demais, é hora de mudar!!! Vamos dar um susto nessas gordurinhas de novo!!


Acho que na vida temos sempre que ser assim... buscar novos desafios! Como num jogo de video game, em que assim que conquistamos uma fase, ela já se torna tediosa e queremos um nível mais difícil! Como um atleta de alto desempenho, sempre querendo bater seus próprios recordes!

Nada de conquistar um objetivo e ficar acomodado achando que está bom assim! Precisamos viver com aquela pontinha de medo, de vontade de superar os limites, VIVER INTESAMENTE!!

Essa é a graça da nossa existência!! Sempre querer fazer mais e melhor, ainda que estejamos felizes e satisfeitos com tudo de bom que preenche nossa alma!!!

Bom fim de semana, amigas! FORÇA A TODAS NÓS!!!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ano novo, fôlego renovado!

Amigas lindas, estive suuuper ausente, mas já voltei! Depois conto tudo de bom que aconteceu nesse fim de ano! Viagens, contato com a natureza, muitos planos, só alegria!

Por hora, digo que 2010 vai ser O ANO!!! Para todas nós!

Bora cumprir todas as promessas, ou melhor, os objetivos desde já!


Ponto de partida de 2010: